Principal 25/07/2024

Venezuelanos que residem em Marau organizam concentração por mudanças de governo

Domingo, às 18h, os imigrantes estarão na Praça Dr. Elpídio Fialho em concentração pacífica


No próximo domingo, 28 de julho, o governo autoproclamado socialista da Venezuela enfrenta seu maior desafio eleitoral em décadas. Nicolás Maduro, de 61 anos, em seu 11º ano no poder e concorrendo à terceira reeleição, concorre contra o ex-diplomata Edmundo González Urrutia, que lidera a corrida presidencial. Além deles, outros oito candidatos estão na disputa.  Dezenas de venezuelanos refugiados que residem em Marau, demonstram apoio à Edmundo, na intenção de conseguirem regressar ao país de origem com reais chances de crescimento.

A reportagem da Vang esteve em contato, nesta quinta-feira (27), com duas venezuelanas moradoras de Marau, que descreveram o porquê do apoio ao ex-diplomata, substituto de María Corina Machado, impedida de concorrer pelo governo de Maduro.   Impossibilitados de votar, enquanto as eleições ocorrem na Venezuela, o grupo que reside em Marau realizará concentração na Praça Dr Elpídio Fialho, para mostrar apoio ao governo da oposição.  A concentração que será a partir das 18h, terá cunho pacífico e cívico.

Conforme explica a venezuelana Rosane Del Valle Brás, a expectativa é por um resultado positivo para Edmundo: “Vamos fazer uma concentração pacífica, com vídeos e cartazes, para mostrar que mesmo de longe estamos participando. Queremos uma Venezuela linda e livre, com a saída do regime que nos oprime. Queremos que volte a alegria e a esperança com uma oportunidade real do nosso país voltar a crescer”, explicou.

Para a venezuelana também residente em Marau há sete anos, Cristal Pedrosa, os conterrâneos anseiam muito pela troca do governo atual, mas frustra aos imigrantes que a eleição foi antecipada de dezembro para julho, na intenção de impedir inúmeros votos contrários nas urnas. “Percebemos que as eleições presidenciais foram antecipadas para evitar que muitos venezuelanos consigam completar o cadastro necessário para votar”, destacou.

Os venezuelanos que residem no Brasil, só conseguirão exercer o direito com um registro adequado e com a obtenção de documentos de alto custo, como um passaporte válido, que permite votar no exterior e em tempo hábil.

A movimentação de venezuelanos refugiados neste próximo domingo (29), também acontece simultaneamente em outros locais do país.

 

 

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/venezuelanos-que-residem-em-marau-organizam-concentraa-ao-por-mudana-as-de-governo/40153
Copiar URL Compartilhar