Aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de novembro o 36º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) em Santa Cruz do Sul. O município de Marau foi representado em oito categorias pelos CTGs Sentinelas do Pago e Felipe Portinho. O CTG Sentinelas do Pago alcançou a quarta colocação no Estado nas Danças Tradicionais Força A.
Já o CTG Felipe Portinho ficou em segundo lugar no Causo com Igor Emanoel Gava. Katia Hahn Schu alcançou a quarta colocação na Declamação Feminina. Ainda, o musical do CTG Felipe Portinho ficou em quinto melhor musical na Força A e em quarto na melhor música inédita.
O título de campeão de grande campeão ficou com o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Poncho Verde, de Panambi, da 9ª Região Tradicionalista (RT). Nas coreografias de entrada e saída, o grupo apresentou uma temática voltada à lida agropecuária. No domingo (26), 21 invernadas adultas disputaram o título de campeão do Enart 2023. Na sexta-feira (24) e sábado (25), 40 grupos se apresentaram.
Na Força B, o vencedor foi o CTG Querência da Serra, de Cruz Alta, também da 9ª RT. Já o troféu Marca Grande, dado a quem conquistou prêmios em mais modalidades, foi para a 18ª RT. O grupo mais popular foi o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Poncho Verde, de Panambi.
Conheça os vencedores das Danças Tradicionais Força A:
1º: DTG Poncho Verde – Panambi – 9ª RT
2º: PTG Bocal de Prata – Osório – 23ª RT
3º: Ronda Charrua – Farroupilha – 25ª RT
4º: Sentinelas do Pago – Marau – 7ª RT
5º: CTG Tiarayu – Porto Alegre – 1ª RT
Conheça os vencedores das Danças Tradicionais Força B:
1º: CTG Querência da Serra – Cruz Alta – 9ª RT
2º: CTG Estância Velha da Tradição – Santana do Livramento – 18ª RT
3º: DTG Noel Guarany – Santa Maria – 13ª RT
4º: CTG Os Desgarrados – Guaporé – 11ª RT
5º: CTG 20 de Setembro – Santo Ângelo – 3ª RT
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM