Principal 18/09/2024

Mais de dois mil inscritos: Semana Científica do HCPA destaca vida saudável

Evento online é gratuito, aberto para todos os públicos e dá direito a certificado


Com o tema "Ciência Ativa, Vida Saudável", a Semana Científica do HCPA chega à 44a edição entre os dias 23 e 27 de setembro, propondo um passeio por todas as fases da vida humana: gestação, infância e adolescência, maturidade e envelhecimento. Entre os temas, estão diabetes, prematuridade, prevenção ao uso de álcool e drogas na adolescência, menopausa e qualidade de vida dos idosos. "Vamos enfatizar ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças", afirma a coordenadora geral do evento, a professora Patrícia Prolla.

A conferência de abertura, no dia 23 de setembro, 9h, traz um tema desafiador: o declínio nos padrões de fertilidade mundial. A palestra The changing tide of human fertility vai ser proferida pelo professor da South Illinois University, Ricardo Loret de Mola. 

Já a relação das crises climáticas com a saúde vai ser abordada na mesa redonda Estratégias de prevenção em emergências climáticas e saúde pública. "Temos dados claros demonstrando que o aquecimento global favorece o desenvolvimento de uma série de doenças. Já a poluição atmosférica tem relação muito importante com doenças respiratórias, cardiovasculares, neurodegenerativas e metabólicas, além de causar câncer" afirma o coordenador da atividade, professor Fernando Gerchmann.  

Outro destaque da programação é o que trata dos mitos e verdades sobre o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino e a terapia de reposição hormonal masculina. O objetivo é desmistificar a ideia de que, com o envelhecimento, o homem perde a capacidade reprodutiva, a exemplo da menopausa das mulheres. Também vai ser explicada a diferença entre reposição hormonal - quando o homem sofre de disfunção metabólica ou erétil - e a suplementação, usada mesmo quando não há falta de testosterona, e que pode trazer problemas como infertilidade e dependência.

Cursos - três cursos também fazem parte da programação da Semana Científica: Comunicação em Saúde, Amostras biológicas e Saúde da População Negra, que vai tratar sobre as doenças prevalentes nesta população e suas necessidades. A pesquisadora Célia Barbosa de Souza, do HCPA, vai apresentar um estudo inédito no sul do país, sobre a prevalência de um gene que acelera o estágio terminal da doença renal crônica nas populações negras.

Temas livres - mais de 800 trabalhos foram inscritos como Temas Livres. Eles serão apresentados sob a forma de pôsteres em uma plataforma interativa. Os três que tiverem o maior número de curtidas receberão o certificado de Destaque e passarão pela avaliação de uma comissão julgadora, que vai escolher o Melhor E-Pôster da Semana Científica.  

Inscrições -  Todas as atividades são online, com exceção de temas livres orais, que vão ser apresentados no auditório do Centro de Pesquisa Experimental do HCPA, nos dias 23, 24 e 25, das 14h às 16h30min. As inscrições, a programação completa e os e-pôsteres estão em https://bit.ly/44SEMANACIENTIFICAHCPA

Crédito: Angélica Coronel - jornalista - Mtb 9472
 

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/mais-de-dois-mil-inscritos--semana-cientifica-do-hcpa-destaca-vida-saudavel/40608
Copiar URL Compartilhar