No final da tarde desta quarta-feira (15), um homem de 64 anos foi preso em flagrante após o estupro de uma criança de 9 anos, e de tentativa de estupro de outra de 5 anos.
O fato ocorreu na Rua Jorge Mateus Rigo, Bairro Santa Lúcia- em Marau. Conforme relato de populares, as crianças (dois irmãos), a menina de 09 anos e o menino de 05 anos, foram orientados pela mãe a permanecerem fechados em casa no momento em que a mesma precisou se ausentar. Quando por volta das 18h30min, um homem bateu insistentemente na porta da residência até uma das crianças abrir, ocasião em que ocorreu o estupro da vulnerável.
O idoso, conforme relatos da BM, morava ao lado da residência das vítimas, não tinha relação próxima com a família, porém era sogro da irmã da mãe das crianças. Após, ser detido por populares, o homem foi encaminhado para exame de lesões no Hospital Cristo Redentor, onde foi confirmado o estupro e após preso em flagrante com as medidas cabíveis junto a Delegacia de Polícia Civil de Marau.
Além de cometer os crimes de estupro e tentativa de estupro contra os vulneráveis, o idoso teria feito ameaças às crianças. O Conselho Tutelar foi informado sobre o caso e prestou orientações à mãe das vítimas.
PARECER DA DELEGACIA DE POLÍCIA
O Delegado de Polícia de Marau, Norberto dos Santos Rodrigues, foi ouvido nesta quinta-feira (16), pela reportagem da Vang, e esclareceu quais foram os procedimentos adotados pelo setor ainda na noite de quarta-feira.
Ainda na noite do fato, a DP atuou com o reforço de outros três policiais, praticamente fechando o inquérito, ouvindo todas as pessoas envolvidas de forma direta e indiretamente no fato. “A agilidade no pronto Atendimento do Hospital Cristo Redentor, foi fundamental para conseguirmos as provas materiais do fato. Após ouvirmos os envolvidos, o indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional de Passo Fundo, onde permanece à disposição da justiça”.
Conforme explica o Delegado Norberto Rodrigues, este tipo de crime prevê a pena mínima de 08 anos a 15 anos de prisão, além de agravantes do fato em específico.
O Delegado explica ainda, que para a resolução do caso foi fundamental a relação de confiança entre as crianças e a família, e também a relação de confiança com os órgãos de segurança pública. “Percebemos que é essencial ter diálogo e uma relação de confiança entre os familiares, justamente porque em qualquer situação diferente as vítimas possam relatar sem medo de serem repreendidas”.
A Delegacia de Polícia de Marau Realiza o acompanhamento da família junto ao CREAS- Centro de Referência Especializada em Assistência Social de Marau. para que especialmente as crianças tenham suporte psicológico para enfrentar qualquer prejuízo futuro.
O Delegado Norberto ressalta ainda que não houve negligência por parte da família quanto à conduta com as crianças: “ Esta foi uma situação que qualquer família poderia ter passado, inclusive porque as crianças foram orientadas e mesmo assim o indivíduo utilizou de artimanhas para conseguir adentrar na residência, sensibilizando as vítimas a abrirem a porta".
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM