O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, referência em saúde no Rio Grande do Sul, está recebendo profissionais de diversas instituições do país para promover a troca de experiências médicas no uso da técnica de Dissecção Endoscópica da Submucosa (Endoscopic Submucosal Dissection - ESD).
Neste mês, foram realizados no HSVP quatro procedimentos endoscópicos para remoção de lesões no trato digestivo em pacientes de 65 a 75 anos. As cirurgias foram conduzidas pelos especialistas Nilton Bonadeo, Crislei Casamali, Fabiano Schirmbeck e Rodrigo Zago, com a participação do médico Fernando Marson, que esteve presente como observador. O método de ESD é seguro, minimamente invasivo e indicado para tratar lesões complexas no esôfago, estômago, cólon e reto.
"Na medicina avançada, a troca de conhecimentos entre equipes médicas é essencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Este procedimento exige a colaboração de profissionais de grandes centros, que se complementam pelas suas especialidades. Os benefícios do ESD incluem uma internação mais curta e menores riscos se comparado aos tratamentos convencionais", explicou o Dr. Nilton Bonadeo.
O Dr. Zago, do Hospital Sírio-Libanês, agradeceu a recepção do HSVP em sua primeira visita a Passo Fundo e destacou a oportunidade de contribuir nos casos complexos de dissecção de tumores precoces do trato gastrointestinal. "A estrutura do hospital é impressionante, comparável aos grandes hospitais paulistas. Como essa técnica é nova no Brasil, ficamos felizes em ajudar a disseminar o conhecimento e esperamos que mais pacientes se beneficiem, especialmente neste mês de Março Azul, de prevenção ao câncer colorretal”.