Em 1º de abril é comemorado o Dia Nacional de Segurança do Paciente, que, em sua edição de 2025, destaca a importância de oferecer maior acesso e cuidados integrados ao paciente ao longo de toda a sua jornada hospitalar. A campanha, instituída pelo Ministério da Saúde, conta com o apoio do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).
Para marcar a data, os Núcleos de Segurança do Paciente das Unidades Teixeira Soares e Uruguai realizaram ações de sensibilização com pacientes sobre a importância de garantir a qualidade e a segurança em todas as etapas do cuidado e nos diferentes níveis de atenção. Neste ano, a atividade coordenada pelas enfermeiras Daliane da Silva Bertussi, Gilmara Lima Ceretta Walter, Rafaela Borges e Vitória Benedetti tem como público-alvo os usuários que utilizam os serviços da Hemodiálise, da Endoscopia, da Radioterapia, Centro de Infusão e da Oncologia Adulto e Infantojuvenil.
JORNADA DA SEGURANÇA COMEÇA NO ACESSO E TERMINA NA ALTA
O HSVP adota os Protocolos Institucionais de Segurança do Paciente desde o momento do acesso até a alta hospitalar, normas que são fundamentais para a rotina diária. Exemplos incluem o uso da pulseira de identificação, que informa dados e alertas; o cinto de segurança em cadeiras de rodas; a conferência do checklist do paciente antes das cirurgias; e a exibição das informações do paciente nos quadros de dados dos leitos. Cumprir esses protocolos com atenção é essencial para garantir a segurança dos pacientes e reduzir a ocorrência de eventos adversos.
De acordo com a equipe dos Núcleos de Segurança, a educação permanente sobre as diretrizes nacionais de segurança do paciente é fundamental para que a instituição ofereça serviços de excelência à população. Entre os benefícios de seguir as recomendações do Ministério da Saúde estão a criação de um ambiente mais seguro, com procedimentos aprimorados para todos, e a melhoria da qualidade dos cuidados em saúde. A iniciativa também busca fornecer ferramentas que auxiliem os profissionais na prática assertiva e ajuda a levar esse conhecimento ao público externo.