Enfermeiras gestoras do Hospital Cristo Redentor (HCR), Daiane Girardelo e Cristiane Risso Guellen, realizaram treinamento imersivo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Caridade de Três Passos (HCTP). A experiência serviu para aprimorar os conhecimentos e práticas na área de cuidados intensivos, e marca o momento da formação de equipes para a implementação de um novo projeto de UTI no HCR, previsto para o segundo semestre de 2025.
Para Daiane Girardelo, a imersão foi uma oportunidade única de aprendizado e crescimento, destacando a importância de vivenciar na prática a excelência do cuidado em terapia intensiva. "Quero expressar minha profunda gratidão a todos que nos receberam com tanta dedicação e profissionalismo. Foram dias de aprendizado e crescimento, nos quais tivemos a oportunidade de vivenciar na prática a excelência do cuidado em terapia intensiva. Muito obrigado por compartilharem seu tempo e experiência conosco. Espero que possamos nos reencontrar em futuras oportunidades, sempre em busca do melhor para nossos pacientes", declarou a enfermeira.
Já, Cristiane Risso Guellen ressaltou o impacto positivo da imersão tanto no aspecto pessoal quanto profissional. "A imersão realizada no Hospital de Caridade de Três Passos foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto no aspecto pessoal quanto profissional. Durante esse período, pude vivenciar de perto a dinâmica de uma UTI, compreendendo a complexidade do atendimento a pacientes críticos e a importância da integração entre as diversas equipes de saúde", afirmou.
A vivência prática nas instalações do HCTP proporcionou uma visão detalhada das necessidades e desafios de uma UTI de alta complexidade, o que será crucial para a preparação da equipe do HCR para esse novo desafio.
Sobre a Unidade de Terapia Intensiva
A implementação do Projeto de UTI do Hospital Cristo Redentor, está prevista para o segundo semestre de 2025. A obra de seis andares iniciou em 2023, e conta com recursos de campanhas de incentivo a arrecadação de recursos junto à comunidade e também com recursos oriundos do ANPP - Acordo de Não Persecução Penal no valor de R$ 1.400.000. A Unidade de Terapia Intensiva do HCR contará com dez leitos para cuidados intensivos de média complexidade e serviços de hemodinâmica.