Representando a 6ª Região de Polícia Civil, a Escrivã de Polícia, Marina Medeiros Costella, esteve nos dias 25, 26 e 27 de março, participando de curso de capacitação do Programa Libertar, uma iniciativa da polícia que busca a prevenção e repressão de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. O evento ocorreu na Academia de Polícia Civil de Porto Alegre (Acadepol), com a participação de 63 servidores.
De forma preventiva, o programa municia crianças e adolescentes para se prevenirem de ataques de predadores sexuais reais e virtuais. Ele ainda atua de forma repressiva porque empodera as vítimas para que elas rompam o silêncio e possam ser diretamente resgatadas do ciclo de violência sexual pelo braço policial do Estado.
Para o jornalismo da Vang FM, a escrivã Marina Costella avaliou sua participação no curso e adiantou sobre as próximas ações que ocorrem em Marau após a capacitação. “Vamos implementar calendário de palestras nas escolas com a participação de crianças e adolescentes, no intuito de combatermos e repreendermos crimes de abuso. Queremos fazer alertas sobre crimes virtuais e trazer as principais atitudes dos predadores sexuais. Além disso, estaremos ofertando espaço para escuta e denúncias”, explicou.
A escrivã ainda destacou sobre o alto índice de casos de estupro de vulneráveis que ocorre na região: “As pessoas acham que esse tipo de situação ocorre muito longe da nossa realidade, mas isso não é verdade, em nosso comunidade está muito presente também. Somente nesta semana, nos deparamos com três casos de estupro de vulnerável na DP de Marau e mais recentemente tipos o indiciamento de um professor marauense, ação que teve a intervenção com êxito por parte da Polícia Civil”, acrescentou.
A agenda de palestras nas escolas de Marau será divulgada oportunamente.
Também representando a 6ª região policial, participou do curso de capacitação a Delegada Mariana Baldissera da DPPA de Passo Fundo e a Escrivã Gabriela Schmidt (6ª DPR).