Principal 26/03/2025

Colheita de soja em Marau: Emater projeta redução de 60% na produtividade

Falta de chuva prejudicou o desenvolvimento do grão


A colheita de soja no Rio Grande do Sul avançou para 96% da área cultivada, segundo a Emater-RS. Em Marau, a colheita também avança e os primeiros resultados tem confirmado as estimativas iniciais de queda de produção, ou seja, mediante a falta de chuva, as projeções da área técnica é de redução de 60% da produtividade.

O município que tem cerca de 39 mil hectares de área cultivada do cereal, tem histórico de colheita média de 60sacas/hectare, contudo, as primeiras lavouras que estão sendo colhidas variam de produtividade, de 20 a 40 sacas/hectare. Com isso, as projeções apontam que a produção média deve ficar entre 25 a 30 sacas por hectare, comprovando as perdas previstas com a falta de chuva.

Segundo a Chefe do Escritório da Emater de Marau, Edivane Ferro, o escritório local realizará um novo levantamento da safra, nos próximos dias, juntamente com o Conselho Agropecuário e demais entidades do ramo. “Faremos novo levantamento de perdas em breve, no entanto, já podemos observar resultados palpáveis em relação as perdas da colheita e a estiagem. O clima desfavorável com chuvas esparsas, foi empecilho para o enchimento de grão, por exemplo.  Então, mesmo em lavouras que optaram pelo plantio escalonado, são registradas perdas”, explicou.

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/colheita-de-soja-em-marau--emater-projeta-redua-ao-de-60--na-produtividade/42172
Copiar URL Compartilhar