Na tarde de segunda-feira (21), após receber a informação de que um trem, transportando carga perigosa, havia descarrilado na ferrovia do Trigo - EF 491, no interior do município de Guaporé, os policiais militares do 3° BABM de Bento Gonçalves e agentes da FEPAM, deslocaram até o local.
No local, as equipes constataram o vazamento de 70 mil litros de gasolina, atingindo um recurso hídrico - córrego, nas proximidades do acidente. Conforme relato do responsável pela carga, as três locomotivas seguiam de Canoas para Passo Fundo, transportando três milhões de litros de combustível, quando, próximo ao município de Guaporé, um dos trens descarrilou, provocando o vazamento da gasolina.
A empresa responsável pela carga foi autuada e os policiais militares confeccionaram um Boletim de Ocorrência Policial (BO COP) pelo crime ambiental.
Técnicos da FEPAM permanecem no local, monitorando a área e conforme a nota emitida pela Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente- FEPAM, "foi estabelecido um plano de trabalho noturno e a empresa está realizando o processo de sucção dos produtos químicos vazados em valas de sacrifícios, que foram feitas para contenção do produto. Além disso será realizada a raspagem da terra contaminada. Barreiras de contenção foram colocadas no local".
O acidente
Um trem de carga descarrilhou na Ferrovia do Trigo (EF-491) na madrugada da segunda-feira (21). O fato foi registrado por volta das 5h. A locomotiva seguia no sentido Dois Lajeados/Guaporé, saiu dos trilhos na altura da Capela Ernesto Alves – Distrito de Colombo e descarrilou. Ninguém se feriu. Acredita-se que parafusos retirados dos trilhos tenham sido a causa do acidente. O trem estava carregado com combustível. Parte da carga vazou.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM