Principal 17/04/2025

MTG emite nota de desagravo sobre o ocorrido durante XVII Bochincho Fandangueiro

Evento também se manifestou através de nota


Um fato ocorrido durante o 17º Bochincho Fandangueiro, do CTG Sentinelas do Pago, no sábado (12/04), ganhou repercussão nas redes sociais e motivou manifestação do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, nesta quinta-feira, 17 de abril.

Durante apresentação de humor, artistas contratados abordaram temas relacionados à administração pública municipal, como o estacionamento rotativo pago, Festival Nacional do Salame, o trânsito, entre outros temas que desde o processo eleitoral tem acirrado debates no município.  A abordagem foi motivo de manifestações diversas durante o baile e também através de recortes que circulam nas redes sociais. 

Em nota de desagravo, assinada pelo Presidente da MTG, Alessandro Gradaschi, o MTG manifestou repúdio em relação aos comentários desrespeitosos realizados durante apresentação no Baile Bochincho Fandangueiro.

Confira a nota na íntegra:

“O Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, por meio desta nota, vem a público manifestar seu profundo repúdio em relação aos comentários desrespeitosos realizados durante uma apresentação no Baile Bochincho Fandangueiro, ocorrido no último sábado dia 12 de abril de 2025, no CTG Sentinelas do Pago na cidade de Marau/RS. A manifestação registrada em vídeo e amplamente compartilhada nas mídias sociais, imprensa escrita e falada, apresenta um conteúdo que extrapola os princípios que norteiam o tradicionalismo gaúcho, expondo indevidamente a administração pública do município e seus munícipes em um espaço destinado à valorização da cultura, da música e da convivência respeitosa entre os cidadãos. O MTG reitera que tal atitude não representa, em hipótese alguma, esta entidade, tampouco suas práticas, valores e objetivos. Nosso movimento preza pelo respeito às autoridades constituídas, à população e à ética nas relações sociais e institucionais. O tradicionalismo é construído com base na honra, no civismo e no respeito mútuo — pilares que sustentam nosso legado cultural. Expressamos, portanto, nossa solidariedade aos administradores municipais, aos cidadãos Marauenses e a todos que se sentiram ofendidos por tal conduta isolada. Reafirmamos o compromisso do MTG com a promoção da cultura gaúcha de forma digna, respeitosa e fiel às suas raízes. Seguimos trabalhando para que eventos tradicionalistas continuem sendo espaços de celebração da nossa identidade, sempre com responsabilidade e reverência aos valores que nos unem como povo”.

A Vang FM esteve em contato também com a 7ª Região Tradicionalista que informou que estará se inteirando do assunto, para posterior posicionamento.  

Por sua vez o CTG Sentinelas do Pago foi procurado para também trazer manifestação pública sobre o ocorrido, através dos canais da Vang FM, porém a opção da entidade foi por não abordar o assunto:

“O CTG Sentinelas do Pago na pessoa do patrão Lucio Daniel, juntamente com a Comissão do XVII Bochincho Fandangueiro vem por meio desta nota informar que não participará da entrevista pré agendada na Rádio Vang FM, entretanto ressaltamos que o assunto está sendo tratado diretamente com os envolvidos”.

Comissão Organizadora do evento se manifesta em Nota

A Comissão Organizadora do 17º Bochincho Fandangueiro, do CTG Sentinelas do Pago, se manifestou em Nota Oficial na tarde desta quinta-feira (17). Confira na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Em razão de repercussões recentes, viemos a público esclarecer os fatos relacionados à apresentação realizada no XVII Bochincho Fandangueiro, no dia 12 de abril de 2025, no CTG Sentinelas do Pago. Este evento tem como essência o respeito à cultura gaúcha, à ética e à convivência harmoniosa entre todos os envolvidos - participantes, artistas, comunidade e autoridades
Durante o espetáculo apresentado foram abordadas temáticas da cultura gaúcha bem como representados diversos artistas amplamente conhecidos no cenário tradicionalista como forma de valorizar seu legado cultural. Associado à isso, ocorreram diálogos humoristicos a fim de tornar a apresentação dinâmica e divertida.
Lamentamos profundamente qualquer interpretação ofensiva ou desrespeitosa que
tenha sido associada ao conteúdo apresentado. A intenção jamais foi desmerecer ou atacar instituições públicas, tampouco os profissionais que nelas atuam. Reconhecemos que o uso de temas sensíveis, ainda que em tom humorístico, exige responsabilidade, sensibilidade e respeito.
Reiteramos que o evento não possui vinculo com manifestações de cunho ofensivo ou desrespeitoso, e reforçamos nosso compromisso com os valores que sempre guiaram o tradicionalismo: a honra, o civismo e o respeito mútuo.
A menção realizada teve o intuito exclusivo de promover humor, recurso amplamente utilizado em manifestações artísticas. No entanto, reconhecemos que, neste caso, a forma como foi conduzida possa ter causado desconforto e por isso pedimos desculpas a todos os que se sentiram ofendidos.
Reafirmamos nosso compromisso com a ética, o diálogo e o respeito às instituições, e
reiteramos que atitudes como esta não refletem, em hipótese alguma, uma postura
institucional ou pessoal de desvalorização do serviço público.
Nos solidarizamos com os cidadãos de Marau, autoridades locais e demais envolvidos que se sentiram atingidos por episódios isolados e nos colocamos à disposição para o diálogo construtivo. Seguimos comprometidos em promover espaços onde a cultura gaúcha seja celebrada com alegria, respeito e responsabilidade.

Marau, 17 de abril de 2025


Comissão Organizadora do XVII Bochincho Fandangueiro

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/mtg-emite-nota-de-desagravo-sobre-o-ocorrido-durante-xvii-bochincho-fandangueiro/42378
Copiar URL Compartilhar