A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Maria, informou nesta semana, através de nota oficial, que o Hospital Municipal Carlos Cerato enfrenta um período de superlotação. Atualmente os leitos disponíveis estão ocupados.Na última sexta-feira (21), devido à demanda excedente, foi necessário o encaminhamento de paciente para o Hospital Cristo Redentor de Marau, hospital referência para Vila Maria.
A reportagem da Vang FM, esteve em contato com a Secretária de Saúde, Cátia Férri, que explicou que as demandas pelos leitos surgem de diferentes frentes e patologias e que o hospital municipal não está conseguindo atender a demanda.
“Tivemos uma vitória grande quando conseguimos restabelecer o alvará de funcionamento como hospital municipal, e saímos da condição de PADU (Pronto Atendimento de Urgência), foi uma grande conquista para a comunidade vilamariense. No entanto, o Hospital passará por reforma de ampliação aprovada pela Vigilância Sanitária e nos próximos meses voltaremos o atendimento com aumento de leitos”, explicou.
Atualmente, a unidade possui com uma área de 1,1 mil m², contando com ambulatório para pequenos procedimentos, consultório médico e oito leitos. Com as obras, o espaço teria mais 155m², passando a oferecer pronto-atendimento, laboratório de análises clínicas e atendimento em cardiologia, urologia, pneumologia e traumato-ortopedia em parceria com Universidade da Fronteira Sul, de Passo Fundo.
Durante a entrevista, a secretária Cátia Férri, ponderou que a população dê mais atenção à saúde preventiva e reforçou sobre a responsabilidade com a utilização do serviço público.
Confira a nota na íntegra divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Vila Maria:
“Para garantir um atendimento eficiente e seguro, é essencial que a população compreenda a necessidade de seguir a ordem de prioridades médicas.
O hospital é destinado a casos de URGÊNCIAS e EMERGÊNCIAS. Isso significa que pacientes em estado GRAVE ou com RISCO DE MORTE terão PRIORIDADE no atendimento. Já as consultas ELETIVAS, que não envolvem risco imediato, devem ser buscadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS 1 e 2 ou aguarde atendimento).
Para dúvidas e informações, o hospital disponibiliza o telefone e WhatsApp (54) 99950-3975. No entanto, reforçamos que a prioridade da equipe médica é o atendimento direto aos pacientes. Caso sua ligação não seja atendida, pode ser porque os profissionais estão envolvidos em procedimentos dentro do hospital.
Além disso, pedimos que evitem ligações para solicitar informações sobre pacientes internados, utilize o horário de visitas para isso. O foco do hospital deve ser prestar atendimento ágil e eficiente a quem mais precisa no momento.
Agradecemos a compreensão de todos e contamos com a colaboração da comunidade para garantir um serviço de saúde melhor para todos.”
Fotos: Alina Souza/ SES e Assessoria de Comunicação PM Vila Maria