O Hospital Cristo Redentor, em parceria com o HCR Hospicard, realizou na terça-feira (29) o 3º Encontro Rosa, uma roda de conversa em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Este movimento internacional visa compartilhar informações e promover o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença.
A roda de conversa, realizada na sala de aula do HCR, foi conduzida pela médica mastologista Liége Graebin, que destacou os sinais de alerta e a importância do autoexame e de exames periódicos. “O cuidado com a saúde começa pela atenção ao próprio corpo, um ato de amor e de autocuidado”, salientou.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente entre mulheres no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% dos casos estimados, totalizando no Brasil 74 mil novos casos anuais entre 2023 e 2025.
Nesse sentido, o encontro buscou promover um espaço de união e apoio. “O Encontro Rosa reforça a importância de estarmos juntas, de partilharmos experiências e cuidarmos umas das outras na jornada do autocuidado e prevenção”, destacou a psicóloga Organizacional, Lilian Maculan Rettore.
Para envolver a comunidade, o HCR disponibilizou um painel rosa no setor de diagnóstico, incentivando a colocação de fotos e disseminação da conscientização, ação promovida pelo Setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM