Principal 21/08/2024

CIEE aponta perfil dos jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho

O Gerente de Unidade Operacional - CIEE-RS, Adriano Lírio falou à Vang FM sobre o assunto


O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou estimativa sobre jovens que não estudam, nem trabalham, mais conhecidos como jovens nem-nem. De acordo com a pasta, no primeiro trimestre de 2024, o número de jovens entre 14 e 24 anos nessa condição ficou em 4,6 milhões. Um recuo de 0,95% em relação ao mesmo trimestre de 2023, quando 4,8 milhões de jovens não estavam estudando, trabalhando e nem procurando trabalho. Para falar sobre ouvimos nesta quarta-feira (21), o Gerente da Unidade Operacional do Centro de Integração Empresa Escola- CIEE-RS, Adriano Afonso Ludwig Lírio.

O profissional trouxe novos dados a partir de pesquisa realizado em âmbito estadual com 14 mil jovens no período de janeiro a maio de 2024. A pesquisa apurou o perfil destes jovens e o que eles buscam em relação ao mercado de trabalho. “O CIEE é referência aos jovens que buscam o primeiro contato com o mercado de trabalho. Então em 55 anos de história do Rio Grande do Sul, e atendendo mais 12 municípios próximos a Marau, podemos afirmar que cada vez mais os jovens estão em busca de estágio”, explicou o gerente.

Entre os dados apresentados, o CIEE apurou por exemplo, que 34% do total de jovens entrevistados já estão estagiando e outros 66% ainda não estão inseridos; 55% buscam em primeiro lugar por bem-estar e valorização no trabalho, 36% buscam boa remuneração, 30% o crescimento profissional, 25% valorizam a possibilidade do home office; e 20% buscam pelos programas de diversidade e inclusão no mercado de trabalho.

Além de apresentar o perfil dos jovens em idade para iniciar o contato com o mercado de trabalho, o CIEE trouxe outro dado sobre os resultados posteriores do primeiro estágio:  68% de jovens que concluem o estágio pelo CIEE, acabam sendo efetivados nas empresas.  Percebemos que quanto mais estágio você fizer mais bem preparado no mercado de trabalho você fica. Vemos hoje profissionais no mercado muito bem colocados, que tiveram a sua primeira oportunidade através do CIEE”, destacou Lirio.

Programas ofertados

Atualmente o CIEE atua em dois programas:  Estágio para estudantes a partir de 16 anos, que frequentam o ensino médio, ou curso técnico ou superior, cumprindo carga horária máxima de 6h/dia; e ainda o Programa de Aprendizado que traz oportunidades a jovens a partir de 14 anos, que frequentam o ensino fundamental. Carga horária diária máxima de 4 horas.

Benefícios às empresas

Além de inserir jovens no primeiro emprego oportunizando conhecimento e clareza sobre a futura profissão, o CIEE auxilia dezenas de empresas a encontrar futuros profissionais. Conforme explica o gerente da Unidade Operacional do Centro de Integração Empresa Escola- CIEE-RS, Adriano Afonso Ludwig Lírio, “os empresários têm percebido que o estágio é uma oportunidade de descobrir novos talentos e preparar o jovem de acordo com o próprio perfil da empresa, evitando assim substituições e rotatividade”.

Diminuição da evasão escolar

A diminuição dos índices de evasão escolar é um tema também levado em consideração pelo CIEE. Segundo os dados trazidos pela unidade, tem aumentado em 61,3% o grau de escolaridade dos estudantes que buscam o CIEE.  “Se verificou que estes programas ofertados diminuem o índice de evasão escolar, afinal, os jovens que querem estagiar precisam ter vínculos estudantis”, acrescentou Lírio.

Novo endereço

No mês de setembro a unidade do CIEE em Marau, passará a atender em novo endereço. Sairá na Avenida Júlio Borella, junto ao prédio da ACIM, e irá para sede na Rua Presidente Vargas, nº 976, Edifício Flores, 3º andar.

Saiba mais sobre os programas de estágio do CIEE pelo site https://cieers.org.br/conjuntos

 

 

 

 

 

 

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/ciee-aponta-perfil-dos-jovens-que-buscam-ingressar-no-mercado-de-trabalho/40368
Copiar URL Compartilhar