Principal 04/09/2023

Enxurrada causa transtornos e preocupação na região

Somente nos primeiros quatro dias de setembro, foram registrados 325 milímetros de chuva em Marau


O alto volume de chuva que caiu na região, especialmente na madrugada desta segunda-feira (4) causa transtornos e preocupação na região. Segundo o engenheiro agrônomo Telmo Pithan, choveu 325 milímetros em Marau desde sexta-feira, dia 1º de setembro, até o começo da manhã desta segunda-feira (4). Somente nesta madrugada, foram 160 mm. Em virtude do excesso de água, diversos rios transbordaram, acarretando em bloqueios no trânsito e alagamento em residências e estabelecimentos comerciais.

Segundo o 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar – BRBM, há bloqueio total na ERS-324, km 208, entre Marau e Passo Fundo, na localidade São Luiz da Mortandade e na ERS 324, km 224, na ponte no centro de Vila Maria. Ainda, há bloqueio parcial na ERS-434, km 04, entre Ciríaco e David Canabarro. E também há registro de trânsito paralisado na ERS-324 entre Vila Maria e Casca, na ponte do Rio Jordão.

Na cidade de Marau, o trânsito está interrompido nos seguintes locais: ponte do Bairro Constante Fuga; ponte de São Francisco; e na Ponte da Vila Rigo. O rio da ponte localizada na Vila Fátima transbordou, atingindo a estrutura do CAPS e da creche ao lado. As aulas na rede municipal de Marau foram canceladas nesta segunda-feira. Alguns moradores relatam estar sem fornecimento de água potável. 

Em Camargo e Vila Maria as aulas foram suspensas no dia de hoje. O trânsito está em meia pista entre Gentil e Santo Antônio do Palma. Ainda, há transtornos na localidade de Garganta dos Polacos, entre Vila Maria e Casca.

 

Acolhimento de desabrigados

O Ginásio Municipal Jatyr Francisco Foresti de Marau está abrigando famílias que tiveram que deixar suas residências em virtude dos alagamentos. Segundo a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Naura Bordignon, os locais mais afetados até o momento são o Loteamento Fachini, Bairro Santa Isabel e Loteamento Dalberto, sendo que várias famílias tiveram que deixar suas casas. Algumas se abrigam em residências de familiares e outras foram deslocadas ao Ginásio Municipal.  

Ainda de acordo com Naura, uma clínica de tratamento terapêutico localizado na Gruta do Rio Marau foi atingida e em torno de 26 pessoas precisaram ser removidas. Houve um caso de um ônibus que ficou preso sobre uma ponte na comunidade de São Francisco. Não havia crianças no veículo e o motorista foi resgatado.

A nossa reportagem segue buscando informações sobre os transtornos causados pela enxurrada em Marau e nos municípios da região, portanto esta matéria pode ser atualizada a qualquer momento. Acompanhe na 93.7 e em nossas redes sociais.

 

Situação em Vila Maria

Aproximadamente 30 famílias de Vila Maria tiveram que sair de suas casas por conta das fortes chuvas. Doações de colchões, roupas e móveis estão sendo recebidas no CRAS para auxiliar quem teve suas casas alagadas. Além disso, o pedido é por auxílio humanitário para a limpeza das residências assim que a chuva cessar. O ginásio municipal de esportes está servindo de abrigo para essas famílias. 
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 9 9950-3945, ou 3359-1877.

 

 

 

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/enxurrada-causa-transtornos-e-preocupaa-ao-na-regiao/38002
Copiar URL Compartilhar