17/11/2017 10:19:36 - Comunidade une forças para recuperar locais danificados
Temporal deixa rastro de danos em Marau
 
 
A sexta-feira é de muito trabalho em Marau. Após o vendaval que atingiu o município por volta das 15h30min desta quinta-feira (16), o cenário verificado, principalmente na parte norte da cidade, é de destruição. Casas foram destelhadas, placas arrancadas, árvores e galhos ficaram espalhados pela cidade e fios de energia elétrica caíram com a força do vento. As aulas na EMEI Pingo de Gente, no Bairro Santa Lúcia foram canceladas e devem ser retomadas na segunda-feira (20).

Na manhã desta sexta-feira (17), pelo menos três bairros de Marau seguem sem energia elétrica, sendo Santa Lúcia, Jardim América e Constante Fuga. Neste momento, cerca de 12 mil clientes da RGE seguem sem luz. Os municípios mais atingidos são Nova Prata, Marau, Vacaria, Passo Fundo e Soledade. Ainda não há previsão de retorno da energia elétrica em Marau.

O Corpo de Bombeiros de Marau atendeu há pelo menos 110 chamados referentes ao vendaval. De acordo com o Comandante da Corporação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Marau, Paulo Roberto Mello, os bombeiros que estavam de folga precisaram ser chamados para auxiliar nos trabalhos. No total, foram 23 bombeiros do efetivo de Marau e 2 bombeiros de Passo Fundo que vieram auxiliar nos trabalhos no município.

Houve problema de comunicação devido aos muitos chamados simultâneos no telefone do Corpo de Bombeiros. Conforme o comandante, fazia tempo que a corporação não atendia um evento com danos de tamanha monta devido ao mau tempo. No entanto, tentaram atender a todas as solicitações, ne medida do possível. Mello explica que devido à grande procura, o estoque de lona acabou, mas ainda na manhã desta sexta-feira o estoque foi reposto, caso algum morador ainda precise do material.

O comandante afirma que muitas pessoas estão ligando para que o Corpo de Bombeiros faça o conserto das telhas das residências danificadas. No entanto, segundo ele, os Bombeiros não são marceneiros e nem pedreiros. O papel da corporação é fazer a distribuição das lonas, somente, mas em alguns casos a guarnição auxilia na colocação do material. Porém, o conserto das telhas é função de cada morador.

O Secretário de Cidade, Segurança e Trânsito, Nego Vedana, afirma que a Prefeitura de Marau está empenhada para auxiliar na recuperação dos estragos. Na manhã desta sexta-feira, cerca de 10 caminhões, retros escavadeiras, máquinas e equipes da Prefeitura estão mobilizadas para fazer o levantamento dos estragos, bem como fazer a limpeza de árvores, galhos e placas de que acabaram caindo com a força do vento. O Secretário orienta a população a colocar os entulhos na frente das residências, que o caminhão passará recolhendo durante o dia.

O Secretário de Agricultura, Ademir Durante, afirma que o trabalho de levantamento é feito também no interior, mas a princípio não foram registrados danos nesses locais. No entanto, a equipe da pasta auxilia nos trabalhos da Secretaria de Cidade, Segurança e Trânsito, emprestando maquinário e equipes.
De acordo com a Coordenadora da Defesa Civil de Marau, Lucinei Tonin, realizam um trabalho de levantamento juntamente com a Secretaria de Habitação e de Desenvolvimento Social. Porém, ela afirma que infelizmente nem todos os atingidos poderão ser atendidos pelo município, pois para isso, precisa ser comprovado a necessidade, onde a pessoa precisa ter cadastro junto a pasta de Desenvolvimento Social.

Na tarde desta sexta-feira (17), a Defesa Civil de Passo Fundo deve estar em Marau para fazer o levantamento dos estragos. Conforme levantamento preliminar pelo menos 200 casas foram atingidas, sendo que os maiores danos foram registrados nos Bairros Colinas Nova Marau e Santa Lúcia. Bairros como Constante Fuga, Rigo, Angelina Rodigheri, Nova Alternativa e Casulo também sofreram danos. Há grande possibilidade de Marau registrar situação de emergência, após o parecer da Defesa Civil regional.
 
Autor: Jornalismo Vang FM/JM
 
Compartilhar esta informação!
 

 
 
Mais Tópicos Principais
 
22/10/2018 10:56:33
Grêmio Marau completa doze jogos de invencibilidade
 
22/10/2018 09:31:55
Atletas da Escola de Futsal AMF conquistam o Estadual Sub-9 de Futsal
 
22/10/2018 08:37:05
CTGs de Marau se classificam para a final do ENART
 
22/10/2018 08:14:11
Celulares mudam para horário de verão antes da data correta
 
22/10/2018 08:05:39
Acidente é registrado na ERS-324, localidade do Burro Preto
 
22/10/2018 07:27:09
AMF sai na frente e vence o Horizontina em casa
 
22/10/2018 07:19:08
Safurfa empata na primeira partida da semifinal do Gauchão-17
 
22/10/2018 07:14:55
Sercca está nas quartas de final da Bronze
 
 
 
Página Inicial  .  Ao Vivo  .  Fale com a gente!  .  Sobre a Rádio
 
Simples.net - Sites & Hospedagem